terça-feira, 30 de agosto de 2011

Capim Dourado

Essa bolsa linda eu ganhei do meu pai e a pulseira em detalhe na foto logo abaixo, foi presente da minha cliente Mara, que em breve voltarei com um post com mais pulseiras feitas por ela.



O capim dourado é uma espécie de capim que existe somente na região do Jalapão, localizado no Tocantins, com a palha do qual se faz artezanatos , tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins , um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas TO.
Incentivados pela primeira-dama Eleusa Miranda Costa os Artesãos apresentaram um trabalho que despertou o reconhecimento do publico em geral e das autoridades presentes, classificando o artesanato de mateiros em primeiro lugar pela originalidade das peças em capim dourado. Atualmente, as peças já produzidas em capim dourado podem ser encontradas em diversas partes do BRASIL.




E você, gosta de Capim Dourado?

Beijos,



2 comentários: