terça-feira, 9 de agosto de 2011

Em Busca de Si!

Bom dia galera, hoje temos um texto da nossa querida Najla, logo teremos uma foto dela por aqui. 

Aproveitem!

EM BUSCA DE SI

Sempre quis compreender algo que nem mesma eu sabia o que era.

Parece que caminhava sem saber para onde e nessa caminhada caía em buracos, saía

dos buracos, caía de novo...Me perguntava: " É possível encontrar sentido na vida?"

" Que escolhas tenho como ser humano?"

Teve um tempo em que eu já tinha meu epitáfio pronto:

"NASCEU ... MORREU"

E no meio? - No meio...sofreu!

Eu continuava questionando:  A vida não pode ser algo preto e branco. Será que tenho que casar e ser feliz para sempre?" Isso é um mito!!!!

Pois é, nasci e fui absorvendo coisas e como quase todo mundo, não tive muitas escolhas até mais ou menos 15 anos (acho que deveria ter um curso para "iluminar os pais" - e aí eu me incluo hoje - porque os pais também repetem o que aprenderam com os pais deles...).

Fui crescendo e... o que havia de errado com as segundas-feiras? Por que esperar o final de semana para ser feliz? Por que não ser feliz a todo instante?
O meu maior medo era o de ser rejeitada." Não devo ser rejeitada. Isso também é um mito!!!

Eu me sentia inadequada, queria ser aceitável para mim mesma. Seguia a vida fazendo minhas escolhas. Mas será que eram "minhas" escolhas??? Eu queriaalgo e não sabia o quê.

Continuava desejando, desejando, desejando. Desejando desde criança. Hoje vejo que sou uma sobrevivente da infância e da adolescência. Eu não tinha nenhum mapa, fui passando cada etapa como um cego atropelado a cada esquina. Eu queria me livrar do sofrimento. Mas como?

Satisfiz muitos desejos e outros tantos não. Fui percebendo que satisfazer desejos é como jogar gasolina no fogo - não é possível parar de desejar! E o mais incrível - não há nada errado em desejar!

Depois de ter muitas coisas, ainda me sentia inadequada, incompleta. Estava tudo bem... mas...Eu queria ser feliz sem precisar de nada. 

Viajei para lugares lindos, verdadeiros paraísos. Mas, tinha que voltar porque acabava o tempo, acabava o dinheiro. E aí? Eu não seria mais feliz longe daquele paraíso?

Eu tinha carro, casa, segurança relativa, tinha boa saúde para desfrutar dos prazeres da vida... Mas ainda me sentia limitada, presa. Não estava totalmente satisfeita comigo. "Há de ter algo mais!"

O quanto eu era dependente do meu café, do meu marido, do celular, da sessão da tarde com pipoca, da novela, do docinho... quantas muletas! Essas coisas, me possuíam. Quanto mais dependência, mais insegura me sentia. Sabe o que descobri? Que você só possui uma coisa de verdade quando consegue abrir mão dessa coisa.

Um belo dia, eu vi uma frase: TUDO O QUE VOCÊ DESEJA SER VOCÊ JÁ É.

Lindo!!! Mas o que é preciso fazer para realmente compreender isso? Sentir isso?

Sabe aquela historinha de uma pessoa que pergunta "onde estão meus óculos?" e os óculos estão na cabeça! Pois é, a "perda" dos óculos é a ignorância. Ignorância em não reconhecer que já sou feliz. Então, como posso obter algo que já está obtido? Eu nunca perdi os óculos, eu nunca perdi a felicidade. Como entender isso de uma vez por todas?

Resolva esta equação:

7+ 3 = 11 - 1

E aí, teve muito esforço? Não! Apenas cognição.

Por que você entendeu essa equação?

Porque você estava pronto para entender. Porque você já foi exposto a essa equação.

Agora, veja esta outra:

            2

E = MC


Talvez você precise estudar mais um pouquinho. Aqui também vai precissar apenas de cognição.

Para entender as duas equações eu não preciso ser emocionalmente maduro, não preciso ser livre de ansiedade...

Mas, para entender as equações:

EU = CAUSA DE TODO O UNIVERSO

EU = FELICIDADE

Tenho que me preparar...começando a observar minhas ações, rever meu estilo de vida, minhas dicisplinas, meus compromissos, minhas escolhas. Tenho apenas que preparar a mim mesma, tenho que querer de verdades ser livre de tantos mitos e condicionamentos.

Para apreender essas equações, é preciso assumir um estilo de vida mais comtemplativo, com mais quietude, mais serenidade.Relaxar!

Pelo menos 1 vez por semana, pemaneço em silêncio alguns momentos para obter mais energia para a vida (pode ser uma vez por mês, o importante é começar!).

Com a mente agitada, cheia de apegos, cheia de preocupações... não consigo entender  as equações, não consigo me entender.

O maior segredo é o silêncio. Eu preciso do silêncio para me conhecer.


Grande beijo a todos!

Najla

Nenhum comentário:

Postar um comentário