terça-feira, 27 de setembro de 2011

MELANCIA


A melancia pertence à mesma família da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela. A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm.
A casca é lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas.
Há uma variedade de melancia, conhecida como melancia-japonesa ou katama, que tem polpa amarela.
Em geral, a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa dá também um excelente suco e uma compota de sabor muito agradável.
A melancia é uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com o nó dos dedos na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. Lembre-se que as melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco
Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos. Se quiser apressar o amadurecimento da fruta, basta embrulhá-la em uma folha de jornal por um ou dois dias.
Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), Beta-caroteno (provitamina A) e Vitaminas do Complexo B e C. Também apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro e muita água.
100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.
Você já ouviu falar em melancia sem semente?????
Na verdade, as sementes existem, mas são pouco desenvolvidas e totalmente comestíveis.
Tanto a melancia com polpa vermelha como a amarela já são encontradas sem sementes por aqui e não deixam a desejar em relação ao sabor ou nutrição da melancia com semente, sendo de mais fácil digestão, mais prática para o consumo e menos calórica (22 kal/100g). Entretanto, custam cerca de 3 vezes mais que as tradicionais.
A produção de melancia sem sementes no Brasil ainda é pequena. A tecnologia foi desenvolvida no Japão ainda na década de 40 (1947 foi apresentada o primeiro exemplar da nova espécie) e vem sendo adaptada pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. "Há pouca disponibilidade de híbridos no mercado e suas sementes são muito caras em relação às variedades tradicionais", segundo os técnicos da Embrapa. A espécie sem sementes possibilita maiores colheitas devido ao vigor híbrido; mais toneladas produzidas por hectare.
A ausência de sementes na melancia ocorre como resultado de um cruzamento, entre plantas de diferentes constituições genéticas, levando a uma semente especial que proporciona a fruta sem sementes. Os pesquisadores alertam que, em alguns casos, pouquíssimas sementes são originadas, mas isso não é comum. No entanto, é normal a presença de rudimentos brancos de sementes, que podem ser ingeridas com a polpa, sem problemas.
No verão ou nos dias mais quentes a melancia é uma ótima opção para sobremesa ou para um lanche a tarde.

Um abraço

Débora Büll

Nenhum comentário:

Postar um comentário