segunda-feira, 18 de abril de 2011

Na Cozinha com Ruth Maria

Ruth Maria é casada, 50 anos, 2 filhas lindas Natália e Ligia.
Sua formação: Tecnóloga em Gastronomia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Itu- São Paulo.
Trabalha hoje como cerimonialista, com sua criatividade, charme e carinho pelo seu trabalho tenho certeza que é um sucesso.

Ruth, frequenta o Cafunés já tem algum tempo e é uma daquelas clientes que posso dizer que já é uma amiga muito especial e mora no meu coração e tenho muito orgulho fazer parte de alguma forma da vida dela.

Quando começei o blog, pensei em algumas pessoas que queria dividir essa idéia e que teriam coisas interessantes para nos passar, como a Keli Salvadori.

Com a Ruth vamos conhecer um pouco mais desse mundo tão delicioso que é a gastronomia e vai nos trazer dicas para o nosso dia a dia.

Hoje vamos saber um pouco mais sobre a gastronomia e como Ruth se interessou pela profissão.

A Gastronomia

A Gastronomia não pode ser considerada como apenas a ciência de cozinhar alimentos, mas sim como uma interface da culinária de vários países, interligada com geografia, história, etnicidade, temporalidade. Embora em alguns aspectos seja tradicional, sofre mutações através dos tempos, inclusive apresentando modismos. Estes modismos podem e devem ser contados como pontos a favor de uma dieta bem elaborada e saudável, como a dieta mediterrânea ou os alimentos funcionais e fazê-los trabalhar para o bem estar da população, um padrão alimentar equilibrado e satisfatório.

E finalmente levar ao conhecimento do público que comer com qualidade não significa quantidade e nem exclusividade de uma classe privilegiada, está apenas a um passo de um prato bem feito com produtos saudáveis que possam ajudar na prevenção de doenças e uma vida mais longínqua.
Ruth Maria e a Gastronomia 
Há trinta e seis anos atrás conheci um rapaz e depois de algum tempo fui convidada a almoçar na casa dele.

Chegando lá, depois das apresentações, fomos até a cozinha para que o almoço fosse terminado e para minha surpresa quem estava no comando do fogão era o pai do moço.

Até hoje não  esqueço da comida servida, que delícia! Camarão ao molho branco, batatas fritas cortadas impecavelmente, o arroz soltinho, tudo colocado a mesa com muito bom gosto e simplicidade, fiquei encantada com a apresentação e o sabor dos pratos.

No decorrer do almoço, o senhor contou algumas histórias da sua vida, disse que veio do sertão do Ceará para São Paulo, com uma mão na frente e outra atrás, trabalhando como ajudante de cozinha em troca de comida, passando por muitas dificuldades e trabalhando em vários estabelecimentos, adquirindo assim experiência. Depois de algum tempo, com muita vontade e determinação (quando já era cozinheiro), matriculou-se num curso para aperfeiçoar seus conhecimentos, fez SENAC (uma das primeiras turmas a se formar), conseguindo assim uma boa colocação no mercado de trabalho, trabalhando assim como chef de cozinha de  empresas conceituadas como a Cervejaria Antarctica, General Motors do Brasil, Volkswagen, e se aposentou como Gerente do Restaurante da Cofap , fabricante de Amortecedores. Hoje ele está com 86 anos e mora em Maceió.

 Devo dizer que foi ele quem me induziu e despertou em mim a curiosidade de aprender essa deliciosa arte da Gastronomia.

Esse senhor é o pai do meu marido, conhecido como o chef Afonso ou simplesmente senhor Afonso.

**************************************************

Bacana, né? Tenho certeza que será muito legal ter a Ruth aqui conosco e desde já agradeço sua disponibilidade e carinho,

Beijos,

Um comentário:

  1. Vô Afonso também ficou famoso? Mamis... que chique... te amo!!!
    Ly

    ResponderExcluir