segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tricotando com: Elaine Carvalho - "Como Cuidar da Nossa Pele"


Bom dia galera que acompanha o blog, hoje vamos começar uma sessão que eu queria muito:
"Tricotando"

Vou tentar sempre conversar com algum profissional renomado para nos dar dicas. E hoje o nosso Tricotando é com:

Elaine Carvalho: Fisioterapeuta, especiazada em estética, esteticista há 13 anos, professora e coordenadora da academia Ondina - Campinas.


"Como Cuidar da Nossa Pele"


Cafunés:
Quais os cuidados básicos que temos que ter com nossa pele no inverno? O que podemos fazer em casa?
Elaine:
No inverno a tendência é tomarmos banhos mais quentes que retiram toda hidratação e proteção natural da pele, além disso, a ação do frio e do vento pioram seu ressecamento, para minimizar esses efeitos é preciso evitar lavar o rosto durante o banho, dando preferência por água em temperatura ambiente além da utilização de hidratantes e filtro solar.
Cafunés:
Muita gente esquece a importância do FPS nessa época, ele é importante mesmo sem sol?
Elaine:
Sim, muito importante independente da época do ano, pois  apesar de estar mais ameno o sol continua emitindo raios nocivos à nossa pele provocando fotoenvelheciemento, sem falar na importância de sua utilização na prevenção do câncer de pele.
Cafunés:
Dificilmente encontramos alguém que não se “cutuque”, o que essa mania pode causar?
Elaine:
Ferir a pele com as mãos e unhas sujas podem ocasionar um quadro de inflamação na região chamado popularmente de espinha, esta inflamação pode ocasionar uma reação de defesa na pele provocando o que chamamos de manchas pós inflamatórias. É comum vermos peles que aparentam estarem com muitos cravos e espinhas e quando fazemos uma análise mais detalhada percebemos que são manchas provocadas pelo hábito de cutucar a pele.
Cafunés:
Manchas são as grandes vilãs das mulheres, uma esteticista pode tratá-las?
Elaine:
Sim, pode. Porém, é preciso que a cliente saiba que o tratamento depende mais dela do que necessariamente da esteticista. Cabe à profissional orientar a cliente com relação aos cuidados e produtos necessários e à cliente seguir à risca essas orientações como não se expor ao sol, utilizar filtro solar e cosmético específico para manchas diariamente.
Cafunés:
Para acharmos um bom profissional qual sua recomendação?
Elaine:
Precisamos questionar o profissional com relação à sua formação, fazer perguntas específicas com relação ao tratamento que será realizado e os produtos, feito isso, após uma rápida pesquisa você conseguirá identificar se o profissional foi coerente com as resposta e se utiliza produtos adequados.
Cafunés:
Dois mitos: chocolate dá espinha e FPS acima de 30 é bobagem, você concorda?
Elaine:
Chocolate não dá espinhas, o que acorre é que a alimentação gordurosa piora a qualidade da pele.  Quanto ao FPS acima de 30 ele é bem indicado para quem tem alguma doença de pele ou está fazendo algum tratamento específico onde 1 ou 2% a mais de proteção pode fazer a diferença.


Ótimas dicas né?  
Elaine Carvalho acaba de criar um blog, acessem clicando aqui.

Aproveitem e até o próximo "Tricotando".

Beijos,


2 comentários:

  1. Adorei as dicas, não está fácil pra mim nessa época com minha pele viu!!
    Algumas dessas dicas eu faço como por ex. Não lavar o rosto com água quente, mááás eu "cutuco" as espinhas com as unhas rsrsr.

    Bjaooo Thy!
    ASS: IOLANDA♥

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito bom!!!

    Adorei o assunto e as explicações!!!
    Agora só falta parar de cutucar espinhas e cravos...hahahaha

    bjus

    ResponderExcluir