quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Use e Abuse dos Morangos

MORANGO

Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango
Encontrado nos mercados o ano inteiro, a melhor época para consumir os moranguinhos é de junho a outubro, quando a produção no Brasil está no auge.
O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.
A Vitamina C também conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, tem a capacidade de reciclar a vitamina E, acelerar a absorção de ferro 
Para completar, a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter a glicose estável sem grande pico. Assim, o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.
Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins. 
É uma excelente fonte de sais minerais (principalmente ferro e potássio), como fonte de vitaminas, destacamos a C, com papel antioxidante importante aos atletas. 
Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado é o seguinte: quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.


Aproveitem a época dos morangos.



Beijos,
 
Débora Büll

Um comentário:

  1. Ótimo aproveitem porque a colheita é por periodo pequeno,adoro frutas.

    ResponderExcluir