quinta-feira, 30 de junho de 2011

O inverno e alguns alimentos, com Débora Büll - Nutricionista

foto: reprodução
No inverno ou nos dias mais frios, nosso organismo está sujeito a grandes alterações. O corpo humano "sente" uma maior necessidade de energia para executar o trabalho do dia a dia. Isso significa maior demanda de energia 
A conseqüência é que sentimos mais fome, com aumento do consumo diário de calorias. E os alimentos mais ingeridos são exatamente aqueles com alto valor nutricional e calórico, incluindo-se aí as gorduras e as proteínas. Quem está acima do peso, tende a ganhar mais alguns quilos nesse período. 
A minha recomendação é evitar alguns alimentos como: carne de porco ou bovina com alto teor de gordura, embutidos, massas e doces, utilizar muitas fibras e praticar exercícios. 
foto: reprodução
Neste post vamos falar um pouco do feijão. Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidante. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas. Além disso, as fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidêmicas como colesterol e triglicérides elevados e as vantagens deste alimento não param por aí. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, e prevenção da anemia, entre outras funções.                                                                                   Rico em aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos e zinco que previne doenças imunológicas e a diminuição de linfócitos do sangue, células que defendem o corpo contra invasores, principalmente, virais.                                                    E não pense que o feijão é um alimento calórico, 1 concha de feijão cozido com caldo apresenta a mesma quantidade de calorias de cerca de 1/3 do pão francês! Isso mesmo são apenas 55 Kcal!                 Ou seja, menos calorias do que as encontradas em 1 maça média (70 Kcal) ou 200 ml de leite desnatado (65 Kcal).                                 
foto: reprodução
Por estes e vários motivos tais como; feijão feito na hora bem quentinho, bem temperadinho junto com um arroz e uma salada de tomate, é motivo suficiente para não o desprezarmos.





Débora Büll - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário